.

2017-02-15

Filme de Paulo Rocha sobre Amadeo de Souza Cardoso

MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL

16 de Fevereiro: uma semana no Cinema Ideal e edição em DVD 

“ Tentei filmar esse período da sua pintura com um estilo diferente, como se a câmara fosse um pincel na mão do próprio Amadeo com as suas cores e as suas formas”, Paulo Rocha

Realizado em 1988, já lá vão quase trinta anos, aquando do centenário do nascimento do artista e coincidindo com uma exposição na Fundação Calouste Gulbenkian a ele dedicada - e ao abrigo de um protocolo de coprodução entre a então Secretaria de Estado da Cultura e a então Radiotelevisão Portuguesa -, o filme agora digitalizado e restaurado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, testamentária do cineasta Paulo Rocha, vai ser editado em DVD e estará uma semana em exibição no cinema Ideal, em Lisboa (circulando depois no resto do país).

Depois da edição de quatro dos seus filmes – Verdes Anos, Mudar de Vida, O Rio do Ouro e Se eu Fosse Ladrão… Roubava –  a Midas e a Cinemateca Portuguesa lembram um dos mais curiosos e arrojados trabalhos de Paulo Rocha no seu encontro com a figura extraordinária de Amadeo de Souza Cardoso, que agora ganhou ainda maior relevância com as exposições evocativas no Museu Soares dos Reis, no Porto, e no MNAC, em Lisboa (até dia 26 Fevereiro), das que fez em 1916 nessas mesmas duas cidades.   

Na sexta-feira, 17 de Fevereiro, às 19:45, haverá uma sessão especial apresentada pela atriz Inês Medeiros, e na presença de outros colaboradores de Paulo Rocha no filme.

No cinema IDEAL, de 16 a 22 de Fevereiro, diariamente às 19:45; entrada gratuita na compra de um DVD (5,€).

Uma coedição Midas Filmes, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, RTP Radio e Televisão de Portugal

MÁSCARA DE AÇO CONTRA ABISMO AZUL. Um filme de PAULO ROCHA sobre Amadeo de Souza-Cardoso agora editado em DVD. À venda no Cinema Ideal e nas lojas do MNAC