MNAC

Apresentação da exposição

2013-07-23

Almada no Chiado

No âmbito das Comemorações dos 120 anos do nascimento de José de Almada Negreiros (1893-1970) o Museu Nacional de Arte Contemporânea- Museu do Chiado reuniu algumas peças da sua coleção na sala polivalente, estando em exposição desde o dia 10 de Julho até ao dia 1 de Setembro de 2013.

O título encontrado lembra a ligação que Almada Negreiros teve com esta zona histórica de Lisboa, sede dos movimentos modernos desde o Romantismo no século XIX e muito ativa na primeira metade do século XX, em torno do Modernismo de que o artista foi figura central.

Lembra também a presença de Almada Negreiros no Museu Nacional vocacionado para o colecionismo do Estado  de Arte Moderna e Contemporânea, designado Museu do Chiado.

A conferência “O desenho”, dita pelo ator Rui Portulez, foi proferida por José de Almada Negreiros em 1927.