Retrato da mulher do artista (Emília Bordalo Pinheiro), c. 1903-05. Óleo sobre madeira, assinado.

Apresentação do Retrato de Emília Bordalo Pinheiro, de Columbano

2015-02-18

O Retrato da mulher do artista (Emília Bordalo Pinheiro), da autoria de Columbano, é a mais recente aquisição do MNAC - Museu do Chiado e poderá ser visto, a partir de sexta-feira, dia 20 de fevereiro, e pela primeira vez, na exposição permanente deste museu, ao lado de A chávena de chá do mesmo autor.

Distintos momentos de intimismo em cenas de um quotidiano banal, que Columbano sempre gostou de explorar, registam uma sensibilidade cúmplice na sugestão do sentimento pelo gesto feminino e pelo detalhe do retrato, aqui na representação da sua mulher. Em ambas as obras permanece a emoção, mas o mistério de um esclarece-se no outro, através de um tratamento diferenciado da luz.

Pintado possivelmente nos primeiros anos da década de 1900, relaciona-se com um outro retrato de Emília, de 1903, da coleção do Museu de Grão Vasco. Parece tratar-se de instantâneos, apreciações do modelo em movimento, com igual chapéu que se torna num ponto de referência. Pontuado de pequenas flores brancas, em breves pinceladas impressivas, o chapéu cria uma propositada tensão entre a indefinição deste motivo e o realismo da face, criando assim um apontamento de modernidade. O rosto iluminado evidencia-se e transmite a tranquilidade do olhar. O fundo, pintura em mancha que revela o seu puro prazer de pintar, recebe uma luz difusa, como em muitas outras pinturas desta fase.