Retrato da mulher do artista (Emília Bordalo Pinheiro), c. 1910

Columbano Bordalo Pinheiro

Retrato da mulher do artista (Emília Bordalo Pinheiro), c. 1910

Óleo sobre madeira, assinado, 24 x 19 cm

Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929) o mais destacado pintor português do século XIX, é o artista que melhor expressa valores de modernidade, numa situação única na arte nacional. O Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado possui na sua coleção cerca de 200 peças deste autor, que foi diretor do museu de 1914 a 1927, entre elas obras tão fundamentais como o O Grupo do Leão, o Retrato de Antero de Quental, o Concerto de Amadores, ou a Luva Cinzenta. Este retrato da mulher do artista inscreve-se numa reduzida série de retratos no feminino muito raros na obra de Columbano. Assim, o carácter quase exclusivo deste retrato de Emília Bordalo Pinheiro, normalmente representada em temáticas associadas a naturezas-mortas ou espaços de intimismo, revela uma frontalidade singular, a par de uma excelente técnica que valoriza o expressivo rosto da figura, recortado sob um fundo de pintura em mancha, habitual nos seus retratos.